top of page

Relacionamento: duas pessoas inteiras compartilhando a vida


ree

Ter um relacionamento perfeito é o grande sonho da maioria das pessoas, e começa na infância. Basta notar os desfechos dos contos de fadas.


Mas, o grande erro ou a ilusão mais perigosa é depositar a responsabilidade da sua felicidade, alegria, paz, sucesso, prosperidade... no outro.


Segundo as constelações familiares de Bert Hellinger, o principal ingrediente para um relacionamento saudável é que cada um seja inteiro em si, pois são dois adultos, com suas personalidades e forças inteiras.


Pelo menos deveriam ser. O que acontece muito é que a criança interior de cada um ainda tem carências, necessidades não atendidas na infância. Esse vazio, inconscientemente, acaba sendo trazido para o relacionamento em forma de transferência de responsabilidade pelo preenchimento do que faltou. É o tal "você não me dá atenção"... é a criança falando.


Nestes casos, também inconscientemente, a pessoa projeta no outro o pai ou a mãe, e traz estas exigências para o relacionamento. É um desejo (que ela não percebe) de que o outro cuide, proteja, dê colo ou a sustente financeiramente.


Tudo começa a melhorar e a relação começa a tomar forma quando a pessoa vai percebendo, tomando consciência e resolvendo em si suas próprias carências. É isso que a torna adulta, autônoma e responsável pela sua própria sobrevivência. Seria como uma autonomia afetiva, onde a pessoa não depende da outra para ser feliz, simplesmente é e compartilha sua felicidade. O amor pode, assim, ser vivido com maior leveza.


Se sou inteira(o), se já resolvi minhas carências, me torno adulta(o) e leve, livre para ter um relacionamento saudável. Para compartilhar a vida com outro adulto inteiro.


Assim a vida flui. Sem cobranças, com a capacidade de negociar limites saudáveis de convivência. O relacionamento de casal é uma troca, não há hierarquia, um não é maior ou menor que o outro, mais ou menos que o outro. Há o respeito, o amor e a cumplicidade.

Comments


bottom of page