Comunicação em foco
- Maria Teresa Baldani
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Em grande parte dos meus atendimentos, percebo, nas pessoas, o desafio que é a comunicação.
Algumas pessoas possuem dificuldade em dizer o que precisa ser dito, ora por timidez, não conseguem dizer "não ", ora por não saberem usar as palavras.
Outras têm dificuldade em perceber as necessidades dos outros, e também de si mesmos, e acabam interpretando erroneamente as situações.
Mesmo na minha vida pessoal, nas redes sociais, enfim, no mundo por aí, observo a grande quantidade de pessoas que julgam e rotulam as outras pelos mais variados motivos.
Enfim, são diversos os problemas de comunicação da sociedade atual. Eu diria que é um dos principais, pois dessa falha na comunicação, surgem tantos outros. Há de se pensar em sentimento de não pertencimento a um grupo ou família, que pode gerar solidão; baixa autoestima; depressão; angústia; estresse e tantos outros males "do século".
Selecionei, aqui, dois pontos importantes para uma boa comunicação:
▫️julgamento e auto julgamento
▫️respeito e autorrespeito
Julgar a si e/ou aos outros significa enrijecimento de conceitos e crenças. Ser flexível é uma virtude que pode ser construída. Ser flexível é aceitar que a vida está e sempre estará em constante movimento e mudança. É natural.
Julgar também significa ser intolerante. Ora, em essência, o Ser Humano é individual, não existem dois iguais. Somos todos diferentes.
Vamos aprender a ver que, tanto em nós como nos outros, há uma história de vida e de ancestralidade. Uma sabedoria que vem de gerações assim como vem a cor dos olhos.
Como seria o mundo se todos aprendessem a ver e a despertar o positivo uns nos outros? Como seria o mundo se víssemos a beleza e a bondade em tudo o que nos rodeia?
A primeira foto é das flores que dão origem ao Floral de Bach Beech, que traz a paz interior da sabedoria de enxergarmos o lado positivo de tudo.
O outro ponto é o respeito, por si e pelos outros. A capacidade de permitirmos a liberdade de Ser de cada um.
Como seria o mundo se todos soubessem ouvir e falar de maneira pacífica? Respeitando as diferenças, sem a necessidade de impor seus pontos de vista, mas sim, de acrescentá-los aos demais?

As flores da segunda foto dão origem ao Floral de Bach Heather, que vai despertar a comunicação clara e direta com o coração, ou seja, com Amor a si e aos outros.
Existe uma técnica que também ajuda no desenvolvimento de uma comunicação pacífica, é a CNV (Comunicação Não Violenta), desenvolvida por Marshall Rosenberg, onde ele ensina que devemos observar a nós e aos outros, para percebermos os sentimentos e as necessidades de cada um, para então expressarmos por meio de um pedido.
Ou seja, com Amor, sem julgamento e com respeito a nós e aos outros, somos verdadeiros e conseguimos nos comunicar sem agressividade.
Em outro post abordarei mais a fundo esta técnica. Já deixo como indicação de leitura, o livro de mesmo nome do próprio Marshall Rosenberg.
Nós podemos mudar o mundo, começando por nós mesmos.
Namaste!
Comments