top of page

Sono bom, bons sonhos! 9 dicas para você dormir melhor!


Há quem diga que dormir bem é uma arte... e eu concordo!

Uma boa noite de sono é de extrema importância para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa, isso já é sabido de todos há muito tempo. Mas como ter, enfim, esse tal sono restaurador? Nada de magias, mandingas e simpatias! Claro que existem problemas mais sérios, onde o acompanhamento de um médico é imprescindível. Porém existem técnicas que nos ajudam a dormir melhor. Vamos lá? Vou deixar aqui minha sugestão:

1. Arrume e limpe o quarto. Um ambiente desarrumado ou carregado de objetos decorativos não é repousante, pois ali há muita informação visual além da energia ser caótica. Quando não mexemos em determinados objetos por um tempo prolongado, a energia também se torna maléfica, pois fica estagnada, parada. A dica é manter no quarto somente objetos que nos trazem um sentimento bom, de alegria, descanso e paz. Nada como um quarto limpo, cheiroso e arrumado! É muito mais convidativo para o repouso, não é mesmo? Segundo o Feng Shui, e também pelas técnicas de design de interiores, a posição da cama também influi no sentimento de segurança ao dormir, trazendo maior relaxamento. A posição da cama deve trazer visibilidade das entradas do ambiente (porta e janela) para quem estiver deitado.

2. Nada de aparelhos eletrônicos. TV, celular, som, todos os aparelhos, quando ligados, mesmo que somente no ‘standby’, ficam constantemente emitindo ondas (eletromagnéticas, de celular, Wi-fi, etc) que são captadas por nosso corpo o tempo todo. Mesmo que você não sinta estas ondas, sentirá nos dias seguintes em forma de cansaço e mal-estar.

3. Iluminação e som adequados. Há estudos científicos que comprovam que a tonalidade do branco da luz que utilizamos na iluminação altera a produção dos hormônios responsáveis pelo repouso ou ativação. Um pouco antes de deitar, procure baixar a intensidade de iluminação em toda a casa, com abajures ou somente alguns pontos de luz, procurando por lâmpadas de 2700K (ver nas embalagens, são as mais parecidas com as antigas lâmpadas incandescentes, hoje essa cor é denominada ‘morna’). Esta iluminação aumenta a produção da melatonina, hormônio do sono. O som ambiente deve ser mais suave e baixo.

4. Exercícios de respiração. A prática de exercício de respiração ao deitar, baixa a intensidade de pensamentos na nossa mente, reduz a frequência com que vibramos, trazendo a sensação de relaxamento. Um exercício simples e que traz ótimo resultado é a respiração abdominal:

Inspire profundamente, bem devagar (se quiser, poderá contar até 4), levando o ar para seu abdômen e prestando atenção somente na sua respiração.

Prenda o ar por mais 4 tempos na sua contagem.

Solte o ar pela boca, também em 4 tempos, bem devagar.

* Faça isso por pelo menos 4 vezes consecutivas. Verá que se sentirá mais relaxado no mesmo instante. Este exercício poderá ser feito a qualquer momento do dia em que desejar se acalmar.

5. Reveja seu dia, resolva os pontos negativos. Logo após o exercício de respiração, busque retroceder seu dia mentalmente, revendo os momentos bons e ruins, buscando solucionar o que precisar. Perdoe o que tiver de ser perdoado, alivie seu coração. Se não for possível resolver neste momento, procure resolver o quanto antes. Todos erramos e todos acertamos! Levar problemas para a cama nunca foi um bom negócio.

6. Pratique a gratidão! Agradecer profundamente tudo o que conquistamos e realizamos, segundo a neurociência, aumenta consideravelmente nosso nível de satisfação e autoestima, aumentando nossa sensação de plenitude e bem-estar.

7. Projete mentalmente (e rapidamente) seu dia seguinte, com sentimento de alegria e com a certeza de que tudo dará certo. Pois tudo dá certo, desde que haja boa vontade, propósitos nobres e determinação.

8. Para quem tem alguma religião, é um bom momento para suas orações.

9. Outras técnicas terapêuticas, como cromoterapia, florais, entre outras, também ajudam a dormir melhor, pois trazem equilíbrio e harmonia.

Simples, não é? Pois bem, mãos à obra! Faça por alguns dias e depois coloque aqui seu depoimento, observações e resultados, vou adorar saber!

Comments


bottom of page